sexta-feira, 20 de julho de 2012

13/07/2012 - 04:32 -Aju: os prováveis eleitos p/ Câmara
Das 24 vagas, blog arrisca 22 das coligações
 
Como faz em todo ano eleitoral desde 2006, o blog divulga hoje os prováveis eleitos para a Câmara Municipal de Aracaju. Não é uma análise feita através do “achismo” ou pelo “ouvir dizer”. É uma análise realizada através de percentuais, cálculos e, sobretudo, do desempenho eleitoral de diversos candidatos já conhecidos do eleitorado por várias eleições.
Nas últimas eleições – tanto estadual como municipal – o blog teve um índice de acerto de quase 90%. Algo significativo se for considerado que são prognósticos realizados através de várias coligações e candidatos. E o blog reafirma o compromisso com uma margem de erro de apenas 10% na análise deste ano.
Eleitorado diminuiu – Outro dado interessante: em 2010, na eleição estadual, estavam aptos para votar em Aracaju, 378.146 eleitores. Com o recadastramento biométrico o número para eleições 2012 caiu para 367.573. Na última eleição municipal estavam aptos 356.796 eleitores. Compareceram 302.551 e válidos foram apenas 277.527. Ou seja, um pouco mais de 20% dos votos aptos foram descartados.
Coeficiente eleitoral - Este ano a Câmara de Aracaju, como de diversos outros municípios terá em disputa mais cinco vagas. Passará das atuais 19 para 24. Por isso, a legenda que em 2008 para fazer o primeiro vereador girou em torno de 15 mil, cairá entre 11 mil a 12 mil votos.  Calculo feito retirando 20% do eleitorado apto. Os votos válidos para as eleições 2012 em Aracaju ficarão entre 280 e 290 mil votos.

Compromisso com o leitor
- Este espaço muitas vezes é criticado por alguns porque não “joga para a plateia”. Poderia apenas calcular as vagas por coligação e ponto final, sem citar nome de nenhum candidato ou possível eleito. Porém, o compromisso com  o leitor não deixa que este espaço fique temeroso em contrair alguns candidatos (muitos inclusive amigos) e divulgar uma análise realista de acordo com o que o quadro eleitoral apresenta.

414 candidatos. Todos os vereadores atuais na disputa
– Outro dado interessante: todos os 19 vereadores atuais disputam à reeleição. Este ano são 414 candidatos a vereador em Aracaju disputando as 24 vagas. São 12 coligações partidárias e partidos isolados disputando as eleições proporcionais.         
Das coligações – Das 24 vagas, o blog arrisca as coligações que elegerão 22 vereadores. Ficarão 2 vagas restantes que serão decididas pelo percentual da sobra da legenda das coligações. São 2 vagas que podem ser definidas por diferenças poucas de votos. Dos 22 eleitos que o blog está arriscando 12 são de coligações da situação e 10 da oposição.
Como falta 84 dias para a eleição de 7 de Outubro, o blog assume o compromisso com o eleitor de que um mês antes (7 de setembro) vai analisar novamente o quadro para não deixar nenhuma duvida ou até mesmo para que o longo tempo não sirva de desculpa. A certeza: o compromisso é com o leitor.

COLIGAÇÕES DOS PARTIDOS/COLIGAÇÕES DE OPOSIÇÃO QUE APOIAM JOÃO ALVES:
DEM/PTB/PTN – Tem 48 candidatos – Elegerá cinco vereadores podendo fazer mais um na sobra da legenda. Terá entre 60 a 70 mil votos e como o candidato majoritário é do DEM a legenda aumenta naturalmente. Os principais candidatos da coligação:
-  Evando Franca (PTB) – Vereador reeleito
- Juvêncio Oliveira (DEM) – Vereador reeleito
-  Nitinho (DEM) – Vereador reeleito
- Disputam outras  2 ou 3 vagas: Jidenal Santos, Vinicius Porto, Dr. Manoel Marcos, Renilson Felix (todos do DEM e ex-vereadores), Emília Correia  e Júnior Torres.  Sem surpresas.

PSC/PSDB/PRP –
Tem 49 candidatos. Elegerá dois. Terá cerca de 23 mil votos. Os principais candidatos:
- Jailton Santana (PSC) – vereador reeleito
-  A surpresa: Marcos Negão, do PRP. É um empresário que tem o apoio do irmão, Manoel Messias, que passou vários meses da atual legislatura na Câmara, quando Fábio Mitidieri estava como secretário municipal.
PSL/PR/PTC/PPL – Tem 42 candidatos. Elegerá tranquilamente dois vereadores e com a sobra da legenda deve fazer o terceiro.  Entre 26 e 35 mil votos.  Os principais candidatos:
-  Sargento Vieira (PR) – vereador eleito
- Adelson Barreto Filho (PSL) – vereador eleito
- Disputam a terceira vaga: Antonio Moraes, Daniela Fortes, Anderson Gois e Pedrinho Barreto. Corre por fora também o professor Gilton Kennedy, do PTC. Tem ainda o polêmico Araripe Coutinho (PR), mas o blog não acredita numa “performance” que conquiste o eleitorado.
PRTB – Também apoia João Alves, mas não fez coligação.  Tem 34 candidatos.   Terá de 15 a 23 mil votos. Elegerá o primeiro com facilidade e dependerá da sobra para eleger o segundo. Os principais candidatos:
-  Vovô Monteiro – ex-vereador
- Kennedy Fonseca – ex-vereador
- Carlinhos S. Dumont – ex-vereador
- Pimentel – ex-vereador
- Pedro Firmino – ex-vereador
- Correm por fora: Augusto do Japaozinho, Batatinha, Flávia Brasileiro, Adelson da Marcha e Fernando da Graça.
CANDIDATOS DOS PARTIDOS/COLIGAÇÕES DE SITUAÇÃO QUE APOIAM VALADARES FILHO
PT/PMDB/PSDC/PHS – Tem 47 candidatos. Elegerá cinco vereadores e dependendo da sobra de legenda mais um. Entre 60 e 70 mil votos. Tem seis vereadores com mandato atualmente. Os principais candidatos.
- Iran Barbosa (PT) – ex-vereador, será o mais votado da coligação.
- Robson Viana (PMDB) vereador reeleito
- Emanuel Nascimento (PT) – vereador reeleito
- Disputam duas ou três vagas: vereador Dr. Gonzaga (PMDB),  vereador Prof. Rosangela, vereador Dr. Emerson, vereadora Simone Gois, e os ex-vereadores Magal da Pastoral e Chico Buchinho (todos do PT). Corre por fora e pode surpreender o professor Otávio Sales (PT), que obteve quase 3 mil votos em 2008.
PSB/PSD/PRB – Tem 48 candidatos. Deve eleger facilmente quatro vereadores porque o candidato majoritário é do PSB e ajuda na legenda. Dependerá da sobra da legenda para fazer o quinto. Entre 50 a 60 mil votos. Tem na disputa seis vereadores com mandatos. Os principais candidatos:
-  Fábio Mitidieri (PSD) – vereador reeleito e deve ser o primeiro da coligação.
-  Disputam em igualdade os atuais vereadores: Pastor Jony (PRB), Bertulino Menezes (PSB), Danilo Segundo (PSB), Miriam Ribeiro (PSD) e Ivaldo José (PSD). Dois nomes que também são fortes: Max Prejuizo e Lucas Aribé (ambos PSB). Correm por fora: Rogério Alves, Karina Drummond e Clara Sukita, irmã do prefeito de Capela.
PCdoB – Tem 18 candidatos. Deve eleger dois candidatos, podendo fazer o terceiro na legenda.  Apoia Valadares Filho e optou por sair sem coligação. Entre 26 e 35 mil votos. Os principais candidatos:
- Antônio Samarone – ex-vereador eleito
- Disputam uma ou duas (sobra) vagas – Karla (vereadora atualmente), Lucimara Passos, professor Bittencourt e a ex-vereadora Nilza Santana. Podem surpreender a bancária Ivania Pereira e Andrei Lemos, liderança de vários movimentos sociais.
PDT/PTdoB – Tem 33 candidatos. Terá entre 15 e 22 mil votos. O primeiro está garantido, mas o segundo dependerá da sobra da legenda. Tem dois vereadores com mandatos atualmente. Confira:
-  Disputam igualmente os vereadores Valdir Santos (PTdoB) e Moritos Matos (PDT). Sem surpresas.

PARTIDOS COM DIFICULDADES PARA ELEGER UM VEREADOR
PPS (partido do candidato majoritário Almeida Lima) – Tem 17 candidatos a vereador e para atingir o coeficiente eleitoral dependerá muito do desempenho do candidato a prefeito que pode ajudar no percentual final  de votos.
PP/PMN (Apoia João Alves Filho) – Tem 48 candidatos, mas muitos já testados e com pouca expressão eleitoral. Se atingir o coeficiente o eleito será o candidato Agamenon Sobral (PP). Terá de 8 mil a 14 mil votos.
PARTIDOS QUE NÃO ATINGIRÃO O COEFICIENTE ELEITORAL (11 a 12 mil)
PV ( partido do candidato  Reynaldo Nunes) – Tem 23 candidatos, mas não tem nenhum que possa servir como "puxador" de votos.
     
PSTU/PCB/PSOL – Tem apenas 7 candidatos.
http://www.infonet.com.br/claudionunes/ler.asp?id=131119

Nenhum comentário:

Postar um comentário