quarta-feira, 25 de julho de 2012

AMOR – É O QUE MAIS QUEREMOS


Mas não te invejo, amor, essa indiferença,
Que viver nesse mundo sem amar,
É pior que ser cego de nascença!”
(Florbela Espanca)

I- INTRODUÇÃO 
O amor é a língua da humanidade, todos entendem. Consiste em querer o bem para si e para os outros. Assim, é uma contradição na nossa sociedade competitiva, centrada no ter, no usufruir e na ostentação. Como o dinheiro, pode ser falso ou verdadeiro. Muitas pessoas pensam que estão amando quando estão vivendo outra coisa.

  II- AMOR 
A capacidade para se viver em harmonia conosco e com as outras pessoas, usando de boa vontade, nada mais é do que pôr em prática o amor.
É impossível amar aos outros, sem, primeiro, amar a si mesmo.
O amor começa dentro da pessoa, no seu íntimo. Somente quando a pessoa tem amor por si mesma, aceitando-se, perdoando-se, e acreditando em si própria, torna-se capaz de amar verdadeiramente o próximo.

OBS: as experiências amorosas nos permitem conhecer o que o outro pensa, quais os seus valores e o tipo de atenção e respeito que tem para conosco. O namoro é justamente para isso, para o conhecimento mútuo. Por isso, às vezes, quando conhecemos melhor alguém, descobrimos que o encanto passou e que esse alguém tem atitudes que não nos agradam. Então, chega a hora de terminar porque é preciso ser verdadeiro. Ter uma postura ética e moral.

III- PAIXÃO
Nada existiria se o homem não estivesse imbuído de paixão. É a paixão que o arrasta, que o move, que o levanta, que o leva a sonhar e criar.
Paixão é sinônimo de vida, movimento, dinâmica, desejo de algo. É uma força que, orientada negativa ou distorcidamente, pode transformar em ódio, violência, destruição, fanatismo, neurose... Entretanto, em princípio, ela é positiva e somente ela pode levar o homem, realmente, a viver em plenitude. Sem ela, o ser humano não teria interesse em desvendar os mistérios da vida e da natureza e tampouco se entregaria ao cuidado e à defesa do seu semelhante.
IV- AMOR E EGOÍSMO
Acima da paixão, entretanto, mas com base nela, está o amor. Assim como o amor é a força coesiva, o egoísmo é o pai da dominação, da possessividade, da vaidade, do orgulho, do desamor e da tirania.
Vencida a difícil barreira do egoísmo, o homem atinge a mais alta expressão de sua humanidade: o amor, sentimento que o faz sair de mesmo e doar-se, colocando o bem do outro acima de qualquer interesse pessoal.
V- AMOR E SEXUALIDADE
Não se pode falar em paixão e amor, deixando de lado a sexualidade do ser humano. Afinal, ela se liga, de forma íntima, ao amor e à paixão e para conhecer o seu poder basta pensar que é através do sexo que se reproduz a vida e se atinge a mais profunda forma de união e de expressão de amor entre dois seres.
Sexo é pura energia, energia que deve ser manipulada com cuidado e responsabilidade.
Paixão, amor e sexo são, enfim, sinônimos do forte apelo da vida. Impossível, pois, filosofar, deixando de lado esses temas que tanto governam nossos atos, nossos impulsos, nossos sentimentos, nossas vidas.

Com base no texto, responda as seguintes questões:
  1. Qual a importância da paixão em nossas vidas?
  2. O que você colocaria como elementos básicos de um amor autêntico?
  3. O que significa amar a si próprio?
  4. Qual a ligação entre sexo, amor e paixão?
  5. Como pode se apresentar uma paixão distorcida ou um amor doentio?

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário