quinta-feira, 26 de julho de 2012

Pesquisas de paródia política

http://www.jinglepolitica.com.br
http://www.jinglepolitico.com
http://www.offs.com.br/musicas-vinhetas-e-jingles-politicos.php

TAREFAS DE ARTES - PROJETO DE "OLHO NAS ELEIÇÕES 2012"

Organizar a propaganda eleitoral:
  1. Criação da logomarca do prefeito e do vereador.
  2. Confecção de santinho, cartaz, panfleto, adesivo, bandeira, camisa, faixa, etc., de cada candidato.
  3. Confecção de uma caixa de urna.
  4. Elaborar uma paródia, para cada candidato, com os seguintes dados: nome, número e slogan do candidato.

TAREFAS DE REDAÇÃO - PROJETO "DE OLHO NAS ELEIÇÕES 2012"

1- Prefeito:
Elaborar um discurso pedindo para ser eleito. 
Elaborar um discurso agradecendo por ser eleito.  
Elaborar um panfleto (informativo) com suas propostas de governo.
Criar um slogan de campanha.

2- Vereador
Elaborar um discurso pedindo para ser eleito. 
Elaborar um discurso agradecendo por ser eleito.  
Elaborar um panfleto (informativo) com suas sugestões de projetos.
Criar um slogan de campanha.

quarta-feira, 25 de julho de 2012

Afinal, o que é o AMOR?

 "O amor é o meio procurado e desenvolvido pelo homem para vencer o isolamento e escapar da loucura"
1- O Amor
O amor pode ser experimentado/sentido pelos seres humanos, mas também por outras espécies que possam desenvolver laços emocionais, como é o caso dos golfinhos, dos cães e dos cavalos.
Na linguagem quotidiana, o amor tende a ser associado diretamente ao amor romântico, que implica uma relação passional entre duas pessoas. No entanto, o termo pode ser atribuído a outro tipo de relações, como o amor familiar, o amor platônico e a outros sentidos mais vastos (o amor a Deus ou o amor à natureza, por exemplo). Em todos os casos, o amor representa um sentimento de grande afeto.
No campo da psicologia, Robert J. Sternberg evidenciou três componentes do amor: a intimidade (sentimentos que promovem a aproximação), a paixão (estado de intenso desejo de união) e o compromisso (para manter o amor).
Convém destacar que diversos estudos científicos constataram importantes correlações entre os níveis de hormonas (como a serotonina, a dopamina e a oxitocina) e os estados amorosos (atracção sexual, apaixonamento, etc.).

2- O amor ontem e hoje
O amor, hoje, é diferente de épocas passadas. Por exemplo, no período do Romantismo (final do século XVIII e grande parte do século XIX) o amor estava associado à paixão - um sentimento intenso, contemplativo e subversivo.
Atualmente, o amor é mais dominado pela racionalidade. O sofrimento é mais limitado nas suas consequências e não amar para toda a vida já não constitui um drama para a maioria das pessoas.  
A sociedade capitalista investe no amor erótico, por que nele encontra excelente meio de atingir seu objetivo: vender. O amor fraterno é negligenciado e até mesmo desprezado nesse tipo de sociedade.

3- Tipos de Amor
Temos basicamente 3 palavras gregas para se traduzir como amor. São elas: Ágape (amor incondicional), Philos (amizade) e Eros (físico, sexual).

ÁGAPE (amor incondicional):
Ágape ama até mesmo quando a pessoa amada não é amável, não tem muito valor, não corresponde. Esse amor não é egoísta, não busca a própria felicidade, mas a do outro, a qualquer preço. Não dá 50% para receber 50%; dá 100% e não espera nada em troca. Esse é amor de verdade.
O marido ou esposa que ama assim não tenta mudar o cônjuge, não cobra dele o amor desejado. Simplesmente ama, sem cobrar nada em troca.

PHILOS (amizade):
Neste nível, o amor é menos egoísta, mas ainda contempla o prazer, a realização e os interesses pessoais. É um nível de amor mais elevado do que eros. Aqui, “nossa” felicidade é mais importante do que “minha” felicidade.
Philos é o meio caminho do amor verdadeiro – dá um pouco para receber um pouco, numa proporção de 50% a 50%. Philos é um amor que troca.
Resumindo… um “amor” um tanto quanto egoísta. O amor do tipo Philos não é um amor que doa; sempre espera algo em troca.

EROS (físico, sexual):
É o amor totalmente humano, carnal, voltado para o sexo. Daí a nossa palavra ERÓTICO. Esse tipo de amor pode até incluir algum sentimento verdadeiro, mas é, basicamente, atração física, desejo sexual e expectativa de satisfação pessoal. O eros apresenta-se como amor pelo outro mas é amor por si próprio.
Esse tipo de amor só quer receber. O pouco que ele dá, é com o intuito de receber algo em troca. 
Síntese: envolve o desejo, a busca de fusão e desenvolvimento a dois; quer exclusividade e reciprocidade.


4- Como é que o ser humano ama?  
A forma como uma pessoa ama o seu parceiro depende de muitos fatores: personalidade, auto-conceito, cultura, educação, etc. O sucesso da relação vai depender de como os dois amantes forem capazes de superar as lacunas e as diferenças. O egoismo pode ser, porém, um fator impeditivo de uma relação bem sucedida se ambos não abdicarem das suas exigências e posturas. O amor bem sucedido depende também da humildade e da franqueza. Conversar sobre as diferenças e as expectativas de cada um em relação ao outro pode facilitar o sentimento.

5- Em que idade começamos a amar?
O sentimento de amor aparece muito cedo na vida. Ele é favorecido por um ambiente familiar que seja sadio, equilibrado e afetuoso. A criança aprende que o amor é um sentimento positivo e compensador. Uma personalidade equilibrada e forte ajudará a relações sadias com o sexo oposto. A forma como irá amar alguém no futuro dependerá muito das aprendizagens sociais que fará nesta época da vida. 

6- A Paixão 
Está relacionada com a impossibilidade de ter alguém que queremos muito! "Nós nos apaixonamos pelo impossível. Projetamos na pessoa algo que desejamos. Na paixão não conseguimos ver o outro da forma que ele é. Isso não quer dizer que estar apaixonado não seja muito bom. Hormônios circulam fortemente em nosso corpo, somos tomados por uma sensação que, muitas vezes, se assemelha a alguma droga. E quando a pessoa se ausenta e somos impossibilitados de estar com ela, sofremos. Sofre o ego, sofre aquele que é carente, sofre quem não sabe viver só. Na paixão sentimo-nos dependentes. Dependentes emocionais", diz o terapeuta, especializado em relacionamentos, Sérgio Savian.
Quando as pessoas se unem somente pela paixão, é comum que o relacionamento não dê certo, porque elas não se conhecem verdadeira e integralmente. É preciso ter também os pés no chão, pois elas vivem num mundo real, onde assuntos como dinheiro, casa, carro, comida etc. devem ser tratados em estado de amor.
A existência atinge o clímax da beleza quando se consegue estar apaixonado por quem se ama. A paixão é cíclica. Há dias em que se está mais apaixonado, dias em que se está menos apaixonado e dias em que a paixão se ausenta. Porém, continua-se amando sempre. 

7- Amor e Paixão
Só se pode falar em amor verdadeiro quando, em vez de eu e você, se diz nós. E só se pode falar em amor permanente ao se descobrir que o amor duradouro é aquele que se renova constantemente, apaixonadamente.
Muitas pessoas se perguntam como é possível evoluir da paixão para o amor. Simplesmente não é possível. São dois sentimentos distintos e paralelos, que seguem vetores de energia diferentes. Por isso, às vezes encontramos pessoas que dizem amar alguém e sentir paixão por outro. No entanto, quando os parceiros se entregam profundamente um ao outro, com admiração, respeito e confiança, ousando amar com criatividade, não apenas se enamoram mas também se apaixonam todos os dias.
Não se pode transformar paixão em amor, mas sim amar apaixonadamente a pessoa amada. Quando isso ocorre é maravilhoso. É então que se descobre que o amor pode dar certo — e realmente dá. 

8- Amor e Traição


9- O negócio é ''ficar''.
Existem vários tipos de relacionamentos afetivos, mas o “ficar” é o mais presente na vida dos jovens. Designa num relacionamento episódico e ocasional, na maioria das vezes com duração de algumas horas durante uma festa ou num momento de diversão. 
A prática mais comum envolve beijos, abraços e carinhos, tendo com característica importante a não implicação de compromissos futuros e é visto como algo passageiro, sem consequências ou envolvimentos.           
Por ser algo que não implica em compromissos sérios significa que o jovem não está pronto para assumir responsabilidades e eles encaram o “ficar” com muita naturalidade exatamente por esse motivo.
Porém, existe uma diferença entre meninos e meninas quanto à preferência ou não de “ficar”.  Geralmente os meninos são mais adeptos a esse hábito enquanto que as meninas preferem namorar a “ficar”. Talvez isso demonstre que as meninas amadurecem mais cedo que os meninos.            
Por mais conservador que possa parecer nos dias de hoje, existe certa recriminação em relação àqueles que “ficam” com frequência, principalmente para as meninas, pois elas são vistas como “galinhas”, “não-sérias” e “não confiáveis”, passíveis de rejeição tanto por parte dos meninos como das meninas.  
Esse tipo de relacionamento pode levar os jovens a uma vida vazia, sem grandes experiências emocionais que serviriam de aprendizado afetivo. Além disso, há vários tipos de doenças que são transmitidas através da boca, quando você “fica” com mais de uma pessoa a probabilidade de você adquirir uma doença bucal e até sexual é muito grande. Por isso, boa parte dos especialistas recomenda aos jovens que tenham mais relacionamentos sérios, mas se “ficar”, permaneça com o mesmo parceiro sem variações constantes. Isso diminuirá os riscos de contrair qualquer tipo de doença.       
O “ficar” é como um estágio para futuros relacionamentos afetivos, mas é preciso ter cautela e saber se preservar. 


 

Pesquisas:

http://www.portaleducacao.com.br/psicologia/artigos/4016/o-ficar-dos-adolescentes

http://itodas.uol.com.br/amor-e-sexo/voce-sabe-a-diferenca-entre-amor-e-paixao-faca-o-teste-6694.html 

http://educarparaahumanidade.blogspot.com.br/2009/06/diferenca-entre-paixao-e-amor.html

http://www.idademaior.net/profiles/blogs/afinal-o-que-e-o-amor

http://pollyannadonato.wordpress.com/2010/09/27/3-tipos-de-amor/ 

http://conceito.de/amor

Exercício 

  1. O que é o amor?

  2. Por que o amor hoje é diferente de épocas passadas?

  3. Como é que o ser humano ama? 

  4. Em que idade começamos a amar?

  5. O que é a paixão?

  6. Dá certo uma união baseada somente na paixão?Justifique.

  7. Você concorda que a paixão é cíclica? Argumente.

  8. Como o egoísmo atrapalha o sucesso de um relacionamento?

  9. Qual a diferença entre amor e paixão? 

  10. O texto deixa claro que não se pode transformar paixão em amor. Você também concorda? Explique a sua opinião.

  11. O que significa "ficar" e o que você acha deste tipo de relacionamento?
  12. Na música "O que é o amor", de Maria Rita, há a seguinte frase:  "o danado do amor pode ser fatal". Discorra sobre esta afirmação.

O Que É o Amor?    Maria Rita

Se perguntar o que é o amor pra mim
Não sei responder
Não sei explicar
Mas sei que o amor nasceu dentro de mim
Me fez renascer
Me fez despertar
Me disseram uma vez
Que o danado do amor
Pode ser fatal
Dor sem ter remédio pra curar
Me disseram também
Que o amor faz bem
E que vence o mal
E até hoje ninguém conseguiu definir
O que é o amor

Quando a gente ama, brilha mais que o sol
É muita luz
É emoção
O amor
Quando a gente ama, é um clarão do luar
Que vem abençoar
O nosso amor

http://letras.mus.br/maria-rita/1083253/



AMOR – É O QUE MAIS QUEREMOS


Mas não te invejo, amor, essa indiferença,
Que viver nesse mundo sem amar,
É pior que ser cego de nascença!”
(Florbela Espanca)

I- INTRODUÇÃO 
O amor é a língua da humanidade, todos entendem. Consiste em querer o bem para si e para os outros. Assim, é uma contradição na nossa sociedade competitiva, centrada no ter, no usufruir e na ostentação. Como o dinheiro, pode ser falso ou verdadeiro. Muitas pessoas pensam que estão amando quando estão vivendo outra coisa.

  II- AMOR 
A capacidade para se viver em harmonia conosco e com as outras pessoas, usando de boa vontade, nada mais é do que pôr em prática o amor.
É impossível amar aos outros, sem, primeiro, amar a si mesmo.
O amor começa dentro da pessoa, no seu íntimo. Somente quando a pessoa tem amor por si mesma, aceitando-se, perdoando-se, e acreditando em si própria, torna-se capaz de amar verdadeiramente o próximo.

OBS: as experiências amorosas nos permitem conhecer o que o outro pensa, quais os seus valores e o tipo de atenção e respeito que tem para conosco. O namoro é justamente para isso, para o conhecimento mútuo. Por isso, às vezes, quando conhecemos melhor alguém, descobrimos que o encanto passou e que esse alguém tem atitudes que não nos agradam. Então, chega a hora de terminar porque é preciso ser verdadeiro. Ter uma postura ética e moral.

III- PAIXÃO
Nada existiria se o homem não estivesse imbuído de paixão. É a paixão que o arrasta, que o move, que o levanta, que o leva a sonhar e criar.
Paixão é sinônimo de vida, movimento, dinâmica, desejo de algo. É uma força que, orientada negativa ou distorcidamente, pode transformar em ódio, violência, destruição, fanatismo, neurose... Entretanto, em princípio, ela é positiva e somente ela pode levar o homem, realmente, a viver em plenitude. Sem ela, o ser humano não teria interesse em desvendar os mistérios da vida e da natureza e tampouco se entregaria ao cuidado e à defesa do seu semelhante.
IV- AMOR E EGOÍSMO
Acima da paixão, entretanto, mas com base nela, está o amor. Assim como o amor é a força coesiva, o egoísmo é o pai da dominação, da possessividade, da vaidade, do orgulho, do desamor e da tirania.
Vencida a difícil barreira do egoísmo, o homem atinge a mais alta expressão de sua humanidade: o amor, sentimento que o faz sair de mesmo e doar-se, colocando o bem do outro acima de qualquer interesse pessoal.
V- AMOR E SEXUALIDADE
Não se pode falar em paixão e amor, deixando de lado a sexualidade do ser humano. Afinal, ela se liga, de forma íntima, ao amor e à paixão e para conhecer o seu poder basta pensar que é através do sexo que se reproduz a vida e se atinge a mais profunda forma de união e de expressão de amor entre dois seres.
Sexo é pura energia, energia que deve ser manipulada com cuidado e responsabilidade.
Paixão, amor e sexo são, enfim, sinônimos do forte apelo da vida. Impossível, pois, filosofar, deixando de lado esses temas que tanto governam nossos atos, nossos impulsos, nossos sentimentos, nossas vidas.

Com base no texto, responda as seguintes questões:
  1. Qual a importância da paixão em nossas vidas?
  2. O que você colocaria como elementos básicos de um amor autêntico?
  3. O que significa amar a si próprio?
  4. Qual a ligação entre sexo, amor e paixão?
  5. Como pode se apresentar uma paixão distorcida ou um amor doentio?