terça-feira, 31 de julho de 2012

A traição no amor

Por que nos envolvemos, namoramos, casamos?

Adão Iturrusgarai











Há um grande fantasma que ronda a vida de todos os casais. O seu nome faz tremer mulheres e coloca homens em fúria: o adultério. O temor é tanto que muitos são os que, mesmo não sentindo o perigo, já sabem muito bem que armas usar para atirar no monstro. As mulheres se prepararam para atingir o homem no seu órgão mais sensível, o bolso. O esquema das pensões pode ser um bom inibidor ou uma faca para vingança. Os homens contam com uma resposta menos objetiva, mas altamente utilizada e com resultado às vezes útil, que é o ataque moral. Afinal, mulher adúltera ganha de homens e mulheres os nomes de “vagabunda”, “puta” e outros adjetivos do mesmo naipe. Mas elas se vingam e, a quatro paredes, deixam amigos e amigas tratar o homem por meio do adjetivo que ele considera o mais ridículo de todos, o de “corno”. O homem suporta ser chamado de “fdp”, mas não de corno.
Os casais negam que irão utilizar essas armas todas, as da “baixairia” – mas utilizam. A cultura ganha de qualquer virtuosismo quando o adultério entra de supetão. A cultura ocidental diz que o homem adúltero está errado, e então que ele que receba da mulher o pedido de divórcio e pague a pensão. Diz também que a mulher está errada, e que a sua punição é a de poder ser chamada por adjetivos pejorativos em todo e qualquer lugar e por todo mundo. O “politicamente correto” fez poucos avanços nesse setor.
Uma psicologia tradicional e de senso comum anuncia que o homem é “racional” e a mulher é “emotiva”. Mas a opinião popular adora essa psicologia contanto que não seja para a avaliar narrativas sobre o adultério. O amor aparece por detrás da porta e agarra o homem que, não raro, quando tem de se explicar diz que “foi um ato que ele não previu, algo que escapou do controle”. Ele pode dizer, então, que se apaixonou e solicitar o divórcio. Pode dizer que “aquilo não significou nada” e então tentar dobrar a mulher para a não separação. Em todo o caso, ele vai vestir a “psicologia feminina” para suas explicações. Vai dizer que foi “apanhado pelo amor”. No entanto, mesmo sendo a “emotiva”, a mulher não pode recorrer à sua própria caracterização para se safar de responsabilidade, quando é ela que tem de explicar um caso “por fora”. Mas ela tenta. Estando na berlinda, esquece sua própria caracterização e chama a atenção do homem para o seu caráter “racional”. Ele estaria exagerando na sua racionalidade e, alheio ao “romantismo” necessário ao casal, há muito não mais se dedicaria a “notar” a esposa ou namorada e, por isso, deu chance ao azar. (...)
Os homens e as mulheres estão traindo quase na mesma proporção no Ocidente. No Brasil, as pesquisas variam um pouco, mas apontam que as cariocas e as gaúchas são as que mais caminham pelo adultério. 
(...) No caso do homem brasileiro, a média gira em torno de 80%. Homens e mulheres traem.  Só um habitante de Plutão, uma vez na Terra, diria que nossa natureza é monogâmica. Não é. Somos de rebanho e, no rebanho, nos relacionamos em busca de alguma coisa. (...)
(...) O homem tenta convencer a mulher que a escapadela que deu “foi só sexo”. Ora, mas com quem ele quer conversar com uma história desse tipo? Sua avó? Sim, nossas avós (a minha, não a do leitor, que provavelmente é mais jovem) diziam que “homem é tudo igual” e, uma vez que elas próprias eram anorgásmicas (ou tinham de ser!), aceitavam muito bem que o marido tivesse “casos por fora”, inclusive filhos registrados. Algumas até mesmo acertavam suas domésticas para tal, reproduzindo o esquema do Brasil escravagista. Mas, a mulher urbana atual, escolarizada, se realmente não é anorgásmica (*), acha ridículo a conversa do “foi só sexo”. Pois se foi só sexo, foi tudo que não poderia ter ocorrido.
A reação do homem, então, é ainda mais infantil. Não raro, ele quer saber detalhes do que ocorreu na escapadela da mulher, investiga posições, se houve ou não sexo oral ou anal e, enfim, se contorce e acaba perguntando se o parceiro era de fato melhor na cama que ele. No limite, acusa a mulher de querer “apenas dar”, sendo assim, portanto, um tipo de animal no cio.
Na discussão do casal, o homem que está diante da mulher adúltera sobrevaloriza o sexo. Esquece-se de que ele ou qualquer outro homem, na situação inversa, tentaria dizer que o sexo não é importante.
O sexo é importante. É o mais importante, principalmente hoje em dia. Por uma razão simples: no âmbito do amor-eros, do amor romântico, a idéia da comunhão de intimidades é um elemento que parece selar não só o que caracterizaria esse amor em uma primeira definição, mas, sim, o que caracterizaria o amor no seu máximo, como englobando também, no seu interior de amor romântico, a amizade. Ir para a cama com outro não significa pouca coisa por que se o amor é também uma relação de amizade e, portanto, de revelação de intimidades, a relação sexual com outro indica que o que foi revelado ao outro não foi a intimidade de quem traiu, mas também de quem foi traído. Há um duplo incômodo nessa situação. Isso é que a faz tão explosiva no caso dela se dar a partir do amor romântico.
(...) 
30/01/2011 - Filósofo Paulo Ghiraldelli Jr. - escritor e professor da UFRRJ

(*) O número de mulheres anorgásmicas no Brasil é alto. Estima-se em mais de 40%. O problema é menosprezado no Brasil. Por um lado, as mulheres que não são anorgásmicas acham um absurdo que exista a anorgasmia. Há até psicólogas fora de órbita que receitam para o casal, para o problema, “um bom diálogo”! Os homens, por sua vez, acham que a mulher anorgásmica é sempre a mulher do outro, que ainda não encontrou ele, o “garanhão”. Essa mentalidade está impregnada até mesmo em gente que estuda o assunto, o que faz com que o problema fique na estaca zero em nosso país, tido como um lugar “tropical” e de “sexualidade livre” etc. Na verdade, nossos índices de anorgasmia são superiores ao de outros países tidos como de “mulheres frias”.

Quer mais? Veja: Filosofia, amores e companhia. Da Editora Manole.

http://ghiraldelli.pro.br/2011/01/30/a-traicao-no-amor/ 


De acordo com o texto, responda:
  1. Por que a traição faz tremer mulheres e coloca homens em fúria?
  2. Quais armas homens e mulheres usam para punir aquele que traiu?
  3. Você também concorda que o homem suporta ser chamado de “fdp”, mas não de corno? Justifique.
  4. Como os parceiros justificam a traição? 
  5. Atualmente, quando o homem tenta convencer a sua parceira de que traiu "só por sexo" é possível ela acreditar? Explique.
  6. O que o autor quis dizer: " Na discussão do casal, o homem que está diante da mulher adúltera sobrevaloriza o sexo". 
  7. A atriz Kristen Stewart foi fotografada traindo Robert Pattinson com o cineasta Rupert Sanders, que é casado e a dirigiu no filme “Branca de Neve e o caçador”. Você acha que Robert deve perdoá-la? Argumente.
     
    ENTENDA O CASO
    Nesta quarta-feira (25), a revista “US Weekly” publicou em sua matéria de capa fotos da atriz e do diretor aos beijos no último dia 17 de julho. Nas imagens, a namorada de Robert Pattinson, 26, aparece abraçada com Rupert Sanders, 41, casado com a modelo Liberty Ross, 33. Na revista, é possível ver Kristen aos beijos com Rupert em um carro, e depois trocando carinhos em um parque no último dia 17 de julho.
     
     
    “Eles estavam beijando feito loucos!”, disse o fotógrafo. “Pareciam incansáveis! Ele estava mais cauteloso. Ela estava entregue ao momento. Estava claro que só estava pensando nisso”. De acordo com a publicação, quando alguma pessoa se aproximava, a atriz e o diretor se afastavam. Depois do encontro, Kristen deixou Rupert em casa e os dois se despediram com um beijo. Em seguida, Kristen teria seguido para a casa de Pattinson.
    Sobre o caso, a atriz se manifestou publicamente: “Lamento muito por todo o constrangimento e dor que causei às pessoas próximas a mim e a todos os afetados por esta história. Esta imprudência momentânea comprometeu aquilo que tenho de mais importante na minha vida, uma pessoa que amo e respeito muito, Rob. Eu o amo, eu o amo, sinto muito “, disse Stewart em um comunicado divulgado à “People”. (ela também enviou uma carta com um pedido de desculpas para Liberty Ross, mulher e mãe dos filhos de Sanders).
    Rupert Sanders também se desculpou publicamente. “Estou completamente abalado pela dor que causei à minha família. Minha linda mulher e filhos adoráveis são tudo que tenho neste mundo. Eu os amo com todo meu coração. Estou rezando para que possamos enfrentar tudo isso juntos”, disse o diretor em comunicado oficial também divulgado pela “People”.
     
    http://www.alagoinhasnoticias.com.br/24581/caso-de-traicao-robert-pattinson-e-kristen-stewart-voltaram-a-conversar/
     
     
    O ator, que já deixou a casa que os dois dividiam juntos, teria demonstrado toda a sua mágoa numa discussão pelo telefone com a (ainda) namorada. Em declarações publicadas pelo jornal britânico “The Mirror”, uma fonte próxima ao casal revelou detalhes da conversa.
    - Rob está devastado e profundamente magoado. Os dois se falaram e ele disse: “Você me humilhou completamente. Toda a confiança se foi”.
    De acordo com a fonte anômina, foi Robert que exigiu um pedido público de desculpas de Kristen (ela acabou divulgando um comunicado oficial). O ator, de 26 anos, ficou incrédulo ao tomar conhecimendo da pulada de cerca da amada, de 23, com quem namorava há três anos. Os dois se conheceram nas filmagens da saga Crepúsculo.
    - Robert queria que o mundo soubesse que ele não fez nada de errado, e que foi ela que o fez de bobo na frente de todos - acrescentou a fonte, que, apesar de tudo, não descarta uma possível reconciliação:
    - Ele ainda não consegue entender porque ela o traiu. Kristen está pedindo outra chance, mas Robert está indeciso.

    http://extra.globo.com/famosos/voce-me-humilhou-completamente-teria-dito-robert-pattinson-kristen-stewart-apos-traicao-5601843.html
     

    Após traição, Robert Pattinson se esconde em sítio de férias de atriz Reese Witherspoon

    Ator estaria se consolando com atriz (Foto: Getty)
    Após a traição pública da namorada, Kristen Stewart, o ator Robert Pattinson precisou se afastar dos holofotes. Ele, que atuou com a atriz Reese Witherspoon no filme "Água Para Elefantes", de 2011, contou com a ajuda da amiga nesse momento difícil. Segundo a revista americana People, Reese teria emprestado um sítio de férias em Ojai, na Califórnia, para o ator não ser incomodado.

    http://br.omg.yahoo.com/blogs/notas-omg/ap%C3%B3s-trai%C3%A7%C3%A3o-robert-pattinson-se-consola-com-atriz-152916087.html


    Eles não moram mais juntos
    Segundo reportagem publicada na People, Robert teria pedido para Kristen deixar a casa que eles dividiam em Los Angeles. Um caminhão de mudança foi visto deixando a mansão. “Ele não vai conseguir superar a traição, é como se ele tivesse o coração arrancado”, dissse uma fonte à publicação. Outra fonte próxima ao casal declarou ao jornal The Mirror que Robert disse a Kristen: “Você me humilhou completamente. Toda confiança se foi”. Mas eles não serão capazes de evitar um ao outro para sempre. Ambos estão escalados como co-apresentadores no Video Music Awards da MTV dia 9 de setembro, e seguem na turnê promocional para o último filme da saga O Amanhecer, Parte 2, com estreia marcada para 16 de novembro.

    (...) O primeiro sinal de imagem abalada foi do fã-site KristenStewartDaily, que informa diariamente tudo o que acontece na vida de Kristen Stewart desde 2008. As administradoras da página decidiram finalizar seu trabalho após saberem da infidelidade da atriz. “Devido a razões pessoais das administradoras atuais do KristenStewartDaily, nos afastaremos do portal. Foi ótimo e divertido estar aqui proporcionando notícias sobre Kristen Stewart. Porém, devido aos recentes acontecimentos e crenças pessoais, não podemos continuar administrando esse site e aprovar as medidas adotadas pela atriz. Nós, como administradoras, simplesmente não podemos suportar e tolerar alguém que poderia causar tanta angústia a não apenas uma pessoa que ama, mas também a outra família. Seria hipócrita da nossa parte continuar publicando aqui como se tudo estivesse bem, quando em nossos corações, não apoiamos suas ações”, diz parte do comunicado.

    http://contamais.com.br/noticias/internacionais/traicao-de-kristen-stewart-abala-sua-imagem/8142

Nenhum comentário:

Postar um comentário