quinta-feira, 19 de julho de 2012

IMPORTÂNCIA DA PROPAGANDA ELEITORAL

A propaganda eleitoral é a oportunidade que o eleitor tem de conhecer os candidatos e as suas ideias e estes de falarem sobre as suas propostas e como planejam concretizá-las, demostrando que são uma boa escolha para representá-lo na Prefeitura e na Câmara de Vereadores.
A propaganda eleitoral submete-se ao controle da Justiça Eleitoral, à qual cabe exercer a fiscalização e aplicar, se for o caso, as medidas punitivas para coibir as ilicitudes e abusos cometidos.
O poder de polícia sobre a propaganda eleitoral será exercido pelos juízes eleitorais e pelos juízes designados pelos Tribunais Regionais Eleitorais (Lei nº 9.504/97, art. 41, § 1º).
Nos termos do art. 41, § 2º, da Lei nº 9.504/97, o poder de polícia se restringe às providências necessárias para inibir práticas ilegais, vedada a censura prévia sobre o teor dos programas a serem exibidos na televisão, no rádio ou na internet.
Com efeito, são providências atinentes ao poder de polícia do juiz eleitoral, por exemplo, a determinação para a restauração do bem e a adequação ou retirada da propaganda irregular.
Não pode o juiz eleitoral, todavia, com base no poder de polícia, por exemplo, suspender de ofício a programação de emissora de rádio e tv e/ou impor multa eleitoral. Para aplicar sanções deve haver a representação do Ministério Público Eleitoral ou demais legitimados, observando-se o devido processo legal e assegurando-se o contraditório.

Nenhum comentário:

Postar um comentário