sexta-feira, 20 de julho de 2012

O que é um Logotipo?

O que é um Logotipo? 

grupo-eqmO Dicionário da Língua Portuguesa define a palavra logótipo (logo- + -tipo) como sendo um “conjunto formado por letras e/ou imagens, com design que identifica, representa ou simboliza uma entidade, uma marca, um produto, um serviço, etc.”.
 Ou seja, um logótipo é uma marca gráfica ou símbolo que visa representar de forma inequívoca e única empresas, organizações, indivíduos, produtos ou serviços, por forma a facilitar o seu reconhecimento por parte de terceiros (o seu público-alvo).
 Independentemente da forma que podem assumir (só texto, só imagem gráfica ou texto mais imagem gráfica) os logótipos devem traduzir tão fielmente quanto possível os valores e conceitos daquilo que representam.
 Desta forma, a criação de um logótipo mais do que um exercício de criatividade é um exercício de marketing que define não só o que somos, o que fazemos e onde estamos, mas também o que queremos ser, o que queremos fazer e acima que tudo onde queremos estar.

Obs
Logotipo ou logomarca é definido por uma fonte particular e disposto de maneira única. O tamanho, forma, cor e tipo de letra deve ser distinto, especialmente em comparação com os logotipos dos concorrentes.
O logotipo é um dos elementos de design mais simples e direto para promover a sua marca. Quando falamos em mídia online é o fundamento da sua marca que irá aparecer no cabeçalho do site, em banners, e-mails e assim por diante. Em segundo lugar, um logotipo com aparência profissional dá credibilidade ao site.

O logotipo é um componente de grande importância porque deve comunicar com precisão a forma como a empresa precisa ser percebida pelo mercado. Projetar um logotipo é, portanto, uma das tarefas mais desafiadoras de um designer e requer muito mais que habilidade e senso artístico. Desenhar um logotipo é uma atividade complexa que exige técnica, horas de pesquisa, estudo e muita experiência.

Além de único e singular, um logotipo bem resolvido precisa ser esteticamente agradável, equilibrado e tecnicamente viável. Deve ser simples, sem ser, entretanto, simplório. Deve atrair, seduzir e encantar. Precisa permanecer atual mesmo com o passar do tempo, sem elementos que caracterizam-se por épocas ou por modismos, a menos que esse seja o seu propósito.
Deve ser claro e atraente, tanto colorido como em preto e branco, e ter a capacidade de manter íntegros e legíveis todos os seus elementos, mesmo sofrendo alta redução.
Detalhes excessivos ou efeitos rebuscados com grande quantidade de cores podem dificultar a reprodução e encarecer a impressão. Um bom logotipo deve ainda ser facilmente reproduzido em mídias diferenciadas como papel, plástico, vidro, relevo em couro, bordado, aplicação em peças de metal fundido, etc.

Além de levar em conta o potencial econômico do cliente, o designer precisa prever antecipadamente os meios mais prováveis de aplicação do logotipo, criar versões alternativas para determinados tipos de reprodução e desenvolver o Manual da Marca com todas as recomendações, especificações e normas essenciais para a utilização e preservação das suas propriedades visuais em todas as suas manifestações.

Outro fator estratégico e que não é levado em consideração por muitos designers diz respeito ao registro da marca junto ao INPI. O designer, com o apoio de um escritório especializado, deve identificar a linguagem predominante na categoria e os principais elementos limitadores de registro. A capacidade do designer de entender o processo de registro, de orientar o cliente e de propor soluções originais (e aqui se inclui também a escolha do nome) pode ser determinante para o sucesso ou o fracasso na proteção e defesa da marca contra plágios, imitações e concorrência desleal.

Por que eu preciso de um logotipo?

Porque um bom logotipo traz reconhecimento da marca de imediato. Vale lembrar que num mundo com tantas informações e concorrência, a primeira opinião é muito importante, mesmo se não gostamos dela, e às vezes é vital para atrair pessoas que ainda não conhecem a qualidade de seus produtos e serviços.










ttp://www.fmais.com.br/blog/design-grafico/o-que-e-um-logotipo
ww.blue-advertising.pt/design/-o-que-e-um-logotipo.html
http://www.eniosouza.com.br/logotipos.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário